Allen Newell.


Este trabalho pretende descrever os estudos de Allen Newell especialmente, a inteligência artificial e a teoria cognitiva.

Allen Newell( March 19, 1927—July 19, 1992) foi um pesquisador da ciência da computação e psicólogo cognitivo. Fez o curso universitário de Física na Universidadede Stanford , e  pós-graduação em Matemática na Universidade de Princeton, considerado um dos pais da inteligência artificial e da ciência cognitiva.

žÉ doutorado em Administração Industrial pelo Instituto tecnológico de Carnegie e torna-se investigador científico na Rand Corporation (Universidade de Santa Monica) entre 1950 e 1961, onde conhece Herber Simon.
O movimento I.A.

“Estamos em pleno verão de 1956. no Dartmouth College , Estados Unidos, o Summer Workshop acaba de se iniciar. Um grupo de criativos e jovens cientistas então reunidos para discutir uma nova e revolucionaria idéia: como construir maquinas inteligentes. O grupo era composto por Marvin Minsky, Herbert Simon, Allen Newell e John McCarthy, entre outros. Mal sabiam eles que esse encontro estaria iniciando uma saga que por décadas perseguiria o difícil objetivo de obter maquinas inteligentes. Mal sabiam eles que o problema sobre o qual estavam discutindo era muito mais complexo do que imaginavam.”

Allen Newell e Herbert Simon

žAcreditavam que os computadores podiam ser inteligentes porque processavam símbolos e ainda porque o conhecimento pode ser descrito por estruturas simbólicas.
ž
žCriaram  em 1956 o primeiro programa de I.A., logic theoristic.
Logic Theoristic
žPrograma de raciocínio capaz de demonstrar teoremas não triviais da lógica matemática, baseando-se na utilização de sistemas simbólicos e na introdução de heurísticas.
žProva alguns teoremas do livro Principia Mathematica de Russell e Whitehead em menos passos que os autores.
žEm 1957, Newell e Simon previram que, no espaço de 10 anos, os computadores seriam campeões de xadrez, comporiam peças musicais, descobririam importantes teoremas matemáticos e demonstrariam teorias no domínio da psicologia. Este era o reflexo da grande euforia que rodeava a I.A. no seu começo mas que em breve esmoreceria uma vez que nos dez anos seguintes praticamente não se evoluiu em I.A..
Newell e Simon (1961) – General Problem Solver (GPS)
žUm sistema de resolução automática de problemas que usa a Análise Meios-Fins.
ž
ž Estavam preocupados em comparar as formas de seu raciocínio às formas do raciocínio humano para resolver os mesmos problemas.
žEm 1971 recebe o Harry Good Award e é galardoada, ao lado de Herbert Simon, em 1975 com o A. M. Turing Award.
ž
žFicou ainda conhecido pelo enorme contributo que representou no domínio da I.A. e das Ciências Cognitivas. Dois dos seus maiores contributos são as suas teorias da cognição e a aplicação das mesmas no Sistema SOAR.
Obras de Allen Newell
žGPS, 1969;
žA case study in Generality, 1969;
žComputer structures, 1971;
žHuman Problem Solving, 1972;
žDesigning computers and digital systhems, 1972.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: