Evolução GTA(Grand Theft Auto)

Em 1997/1998 foi lançado o primeiro jogo da série Grand theft auto, um jogo inovador pois, o jogador tinha a possibilidade de explorar o jogo da maneira que tivesse vontade, poderia cumprir missoes pela cidade ou ganhar dinheiro com roubo e venda de carros.Mesmo durante missões há ainda alguma liberdade, porque na maioria das vezes o jogador está livre para escolher a rota a tomar, mas o destino geralmente é fixo. Este nível de liberdade diferenciou o Grand Theft Auto de outros jogos de computador baseados em ação naquela época. O jogo foi originalmente desenvolvido no DOS , era bidimensional com graficos não muito impressionantes.

Em 1999 GTAII foi lançado com uma pequena melhoria na parte gráfica e se manteve os gráficos em 2D, porém com partes em 3D , possui efeitos visuais mais avançados, como iluminação dinâmica, que permitia uma simulação de dia e noite, tornando a cidade mais viva. A engine gráfica misturava sem problemas figuras bidimensionais com ambientes tridimensionais, graças à perspectiva de cima para baixo, que dispensava a exibição do veículo como um todo.

Em 2001 foi lançado o GTAIII mais um titulo da serie, mas com uma grande inovaçao: era tridimensional graças a uma nova engine 3D, A RenderWare. Os gráficos evoluiriam significativamente em relação aos anteriores, principalmente para a utilização da visão em terceira pessoa, semelhante a maioria dos TPS e jogos de condução, melhorando também os gráficos das ruas. Assim como o ambiente, os veículos e os pedestres são representados por modelos completamente tridimensionais, em comparação com os sprites de cima para baixo em jogos anteriores. A engine do jogo também simula períodos diurno e noturno, bem como efeitos de condições meteorológicas,que é possível através de ajustamentos efeitos visuais e detalhes de acordo com a hora do dia e as condições climáticas. Outros pequenos detalhes, como um arco-íris após uma chuva, e o sol, que se move a partir do nordeste da cidade na parte da manhã para o sudoeste, à noite, também estão presentes.

Em 2008 foi lançado o GTAIVcom muitas melhorias graficas devido as engines ultilizadas para desenvolver o game, assim como , o movimento natural fornecido pelaengine Euphoria – que não é exatamente um motor de gráficos mas uma síntese dinâmica do movimento DMS, ou seja, não ultiliza material pré-animado! Todo o movimento é simulado no tempo real assim, você pode obter literalmente um número infinito de tipos do movimento. A nova engine R.A.G.E. por um conjunto de várias outras engines que realizam um trabalho cooperativo na execução de diversos serviços, a exemplo do aplicativo de animação Euphoria e de física Bullet. Compatível com tecnologias gráficas do tipo Direct3D 9, DirectX10 e OpenGL.Dessa forma,reproduz gigantescos cenários (carregam automaticamente enquanto o game roda), vívida população de pedestres (possuem comportamentos heterogêneos para cada situação em que estão envolvidos), diversidade de estruturas (casas, terrenos, praças, prédios, aeroportos, marinas, portos, florestas, avenidas e pontes) e agitação de fluidos volumétricos (água e fumaça).Além disso, simula física realista variante em direção, tração e peso de veículos (atua conforme tempo climático e terreno sobre o qual se maneja), fiéis dinâmicas de explosão (estilhaços e escombros saltam para direções e alturas diferentes aleatoriamente) e física de colisão avançada (reage alternadamente dependendo da parte afetada do objeto ou do corpo do personagem).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: