Jogabilidade, Interface e Usabilidade.

A interface é um ponto de contato entre um ser humano e a maquina, é a maneira com o qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador. Ela fornece métodos para: Entrada, permitindo ao utilizador manipular o sistema; Saída, permitindo ao sistema produzir os efeitos (as respostas) das ações do utilizador
Usabilidade é a facilidade de uso, se o software é fácil de usar o usuário tem maior produtividade, aprende mais rápido, sempre que houver uma interface, podemos observar a usabilidade. Historicamente, o termo usabilidade surgiu como uma ramificação da ergonomia voltada para as interfaces computacionais.
A usabilidade é relativa algo que pode ser fácil de usar para um pode não ser fácil para outro, o ideal é aquela que esta adaptada a necessidade do usuário
Jogabilidade é experiência geral de um jogador em relação aos controles e desafios de um jogo, objetos da jogabilidade que podem ser controlados pelo jogador.
Uma grande quantidade de objetos jogáveis pode melhorar a jogabilidade ao fornecer ao jogador uma quantia maior de possibilidades. Semelhantemente, um jogo que possui uma grande quantidade de personagens não-selecionáveis pode ser menos atrativo.
Jogabilidade é tudo o que está entre o jogador e o jogo. Mais precisamente, é a relação jogo/jogador.

Definições:
Software: interpretaçao comunicação humana-máquina.
Acessibilidade: ferramentas adaptadas a necessidade do usuário
Interação: interatividade com a máquina.
Instruções:Dizer ao usuario o que fazer nos softwares
Dinâmica: Modo como o jogo flui
Dificuldade: Desafio apresentado ao jogador durante o jogo.
Controle: importante que o jogador possa substituir os comandos de acordo com sua preferência
Ergonomia: otimizar o bem-estar humano
Graficos: Como a imagem da máquina é exibida ao usuário, facilita a memorizaçao
Imagem: Forma como é apresentada os conceitos computacionais ao usuário.
Regras: As regras impostas ao jogador, não voar, por exemplo,
Narrativa: Como é apresentada a história de um jogo ao jogador.
Exploração: Como o jogador examina as diversas áreas do jogo.
Ícone:representação de um objeto, embora tratemos a imagem do objeto como se fosse o próprio objeto.

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