Principais Softwares Comportamentais

    Euphoria é uma engine de animação para jogos criada pela empresa NaturalMotion, baseada na Sinestesia da Dinâmica do Movimento. É uma engine para simulação completa de um personagem 3D, incluindo corpo, músculos e sistema nervoso e motor. Como não usa animações pré-definidas, as ações e reações do personagem são feitas em tempo-real, fazendo com que ambas sejam diferente cada vez que a mesma cena é apresentada. Ela opera nos sistemas Windows, Xbox 360 e Playstation 3, e é compatível com todas as engines físicas. Alguns títulos que usam a engine Euphoria são “Grand Theft Auto IV” e “Star Wars: Force Unleashed”. Um título que usará a engine é “Max Payne 3”, que também conta com a R.A.G.E., da produtora Rockstar Games.

    A Engine Havok foi criada pela companhia Havok. É uma engine que permite interagir personagens e objetos em tempo-real e dá qualidades físicas tridimensional aos objetos. Foi criada em 2000 e opera nos sistemas Unix, Linux, PS3, PS2, PSP, GameCube, Nintendo Wii, Mac, Xbox, Xbox 360 e Windows. Tem vários jogos de renome com sua utilização, sendo alguns “Age of Empires III”, “Diablo III” e “Star Wars: Force Unleashed”. Apesar de ser tida como engine física, a Havok também é capaz de simular comportamentos humanos (inclusive tendo uma plataforma somente para comportamentos, a Havok Behaviour).

    A Egine PhysX foi criada em 2004, pela empresa ETH Zurich, que logo mais seria comprada pela empresa Aegia e esta, por sua vez, comprada pela NVidia. A engine pode ser usada nos sistemas operacionais Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Mac OS X, Linux (somente 32 bits), Nintendo Wii, Playstation 3 e Xbox 360. Ela pode fazer 530 milhões de testes de colisões de esferas E colisões convexas por segundo. Entre os títulos que utilizam a engine PhysX, estão “Mass Effect”, “Wolverine Origins” e “Unreal Tournament 3”. Essa engine pode também ser considerada engine de comportamento humano, uma vez que é umas das que mais se destacam (ao lado da engine Havok) no ramo de simulações mais próximas da realidade.

    A engine VPhysics é a engine física que faz parte da engine gráfica Source, da empresa Valve. Os objetos sob o efeito dessa engine têm suas ações semelhantes à realidade pelo fato dela simular massa, gravidade, atrito, inércia, resistência do ar e propriedades de boiar. Essa engine foi originalmente criada pela modificação das engines comercias Havok 1 e Havok 2.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: